...

...

Fraudes no Iasep: quem são os investigados por suposto desvio de R$260 milhões de órgão público do PA

Publicada em: 30/04/2024 14:29 - Notícias

Operação do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaecorealizou o bloqueio e sequestro de bens e afastamento de funções públicas dos sete investigados.

 

Um empresário, ex-chefe de gabinete da prefeitura de Ananindeua e outros cinco servidores públicos são suspeitos de envolvimento em esquema que desviou verbas do Instituto de Assistência do Servidor Público do Pará (Iasep), órgão responsável pela assistência na saúde de servidores públicos do Estado e dependentes.

Segundo as investigações do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), de 2019 a 2023 a organização criminosa teria desviado mais de 260 milhões do Iasep para o Hospital Santa Maria (HSMA), que funciona em Ananindeua, na região metropolitana de Belém. O caso corre, sem sigilo, pela Vara de Combate ao Crime Organizado de Belém.

Na segunda-feira (29), uma operação do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) cumpriu mandados de busca e apreensão em onze endereços nos municípios de Belém, Ananindeua e Santa Izabel do Pará. Ninguém foi preso.

A investigação mira crimes previstos na Lei da Organização Criminosa, promoção, constituição, financiamento ou integração de organização criminosa.

Os agentes também realizaram bloqueio e sequestro de bens e afastamento de funções públicas dos sete investigados. São eles:

  1. Elton dos Anjos Brandão (médico e empresário)
  2. Ed Wilson Dias e Silva (servidor de Ananindeua)
  3. Andre Luiz Oliveira de Miranda (servidor Iasep)
  4. Rosangela Medeiros de Sousa (servidora Iasep)
  5. Geciara dos Santos Barbosa (servidora Iasep)
  6. Michelle Barroso Santos (servidora Iasep)
  7. Julia Conceição Aarão Monteiro (servidora Iasep)

O g1 entrou em contato com o médico Elton Brandão, mas não obteve resposta, e também tentava contato com a defesa de todos os citados até a publicação desta reportagem.

Investigações

As investigações do Gaeco, órgão interno do MPPA, apontam que o grupo de servidores do Iasep, coordenado pelo então diretor Andre Luiz Oliveira de Miranda, manipulava e falsificava as contas médicas apresentadas pelo HSMA, com objetivo de receber valores superfaturados do órgão de assistência do governo estadual.

A interlocução entre o grupo de servidores do Iasep e o proprietário do hospital, Elton dos Anjos Brandão, era feita pelo servidor público de Ananindeua Ed Wilson Dias e Silva, de acordo com as investigações.

Fonte G1

 
Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...